Correio Popular Notícia


Calote
Inadimplência do comércio aumenta em Ji-Paraná

Data da notícia: 10/09/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120907-151.jpg[/IMG] >Indicador do SPC aponta crescimento de dívidas, porém reabilitação do crédito é maior que no último ano
(Da Redação) A inadimplência do consumidor ji-paranaense registrou alta de 21% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em conjunto com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O último mês somou 5.348 restrições ao crédito no SPC, enquanto que em agosto de 2011 foram registrados 4.396 consumidores que deixaram de pagar as contas. Seguindo uma base de comparação com julho de 2012, agosto deste ano registrou queda, quando o índice apontou retração de 4% (5.569).
Ainda segundo dados do SPC Brasil referentes ao mês de agosto, Ji-Paraná apresentou uma maior quantidade de exclusões (consumidores que liquidaram as dívidas) em relação ao último ano, fato que evidencia uma preocupação das pessoas em quitar as dívidas e melhor organização no orçamento. Foram excluídos do cadastro de inadimplentes 2.716, 20% a mais em agosto deste ano do que em 2011 (2.255). Já comparando com o mês de julho deste ano, o índice foi menor, 9% a menos (2.968).
Segundo o presidente da CDL Ji-Paraná, Osmar Farinácio, esses dados contrariam estatísticas do cenário nacional. ?Em todo o País, assim como em Ji-Paraná a inadimplência tem aumentado. Porém, o consumidor local está um pouco mais cauteloso com as dívidas e isso é claro nos índices que apontam a exclusão no sistema de SPC?, explicou Osmar. De acordo com avaliação do SPC Brasil, quando o cenário é de crescimento da inadimplência, o número de inclusões no cadastro aumenta e o número de exclusões diminui.

SPC BRASIL - O maior banco de informações para concessão de crédito, com 100% das informações locais, oferece segurança para o lojista e incentiva o cidadão ao consumo consciente. A qualidade da informação disponibiliza ao comerciante liquidez nos negócios e resolutividade na quitação de dívidas pendentes.
Segundo relatório do SPC, após inclusão no sistema, 35% dos consumidores quitam dívidas em menos de duas semanas. Este número aumenta para 56%, que quitam as pendências assumidas em um prazo de até 30 dias. Em até 90 dias, o índice se aproxima da faixa de 65%. A pesquisa com base nos dados do SPC ainda aponta que pouco mais de 60% dos consumidores notificados antes da inclusão de registro no SPC, buscam contato com os lojistas para negociar e viabilizar uma forma de pagamento. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1529 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.